Tolerância Repressiva
  • Sucintamente: o conceito de tolerância repressiva, do marxista cultural Herbert Marcuse, defende a ideia segundo a qual a “tolerância” favorece a “tirania da maioria”; e que tudo o que vem da esquerda deve ser considerado bom, e tudo o que vem da direita deve ser considerado mau.

A tolerância em relação à Esquerda desculpa tudo, até a violência dita “revolucionária”, e a intolerância em relação à Direita assenta na oposição violenta em relação às instituições da civilização e à oposição ao socialismo.

A liberdade de expressão (segundo o conceito de tolerância repressiva) não é coisa boa porque permite a propagação do erro — Marcuse tem o monopólio da verdade; e acredita que o "telos" da tolerância é a verdade (dele): a minoria revolucionária (os Pneumáticos modernos) é dona da verdade, e a maioria (os Hílicos modernos) tem que ser libertada do erro e reeducados na senda da verdade pelos novos Pneumáticos. A minoria revolucionária tem o direito natural de reprimir as opiniões rivais que causam danos.

Editado por (OBraga)

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License