Religião

Etimologicamente, religião deriva do latim relegio = religar ou relegere = respeitar, prestar culto o que nos permite dizer que a religião é ligação entre os homens através de um conjunto de crenças, (dogmas), acções (ritos), tanto individuais (dimensão pessoal) como colectivas (dimensão social), organizadas em torno do sagrado.

Editado por Alda Martins

Por definição, religião é um conjunto de crenças e de ritos que compreendem um aspecto subjectivo (o sentimento religioso) e um aspecto objectivo (as cerimónias, as instituições, os ritos, e eventualmente um templo).

As religiões concretas representam estruturas sociais e continuidades da tradição, no contexto das quais os seus membros encontram modelos pré-estabelecidos tanto para as questões do sentido da vida e de soteriologia, como para as respostas aos anseios e esperanças, e em cujo interior podem desenvolver a sua actividade religiosa numa identidade total, parcial, ou mesmo conflituosa em fases de crise da religião.

A religião não pode ser definida pelo seu conteúdo; mas pode ser definida também em termos formais e com critérios comuns a todas as formas de religião.

Editado por (OBraga)