Etimologicamente, religião deriva do latim relegio = religar ou relegere = respeitar, prestar culto o que nos permite dizer que a religião é ligação entre os homens através de um conjunto de crenças, (dogmas), acções (ritos), tanto individuais (dimensão pessoal) como colectivas (dimensão social), organizadas em torno do sagrado.
Editado por Alda Martins
Por definição, religião é um conjunto de crenças e de ritos que compreendem um aspecto subjectivo (o sentimento religioso ou a fé) e um aspecto objectivo (as cerimónias, as instituições, os ritos, e eventualmente um templo).
- A religião pode ser entendida como uma soma de experiências, e das verbalizações e das formas de comportamento daí resultantes, nas quais os seres humanos se questionam quanto ao “sentido último” de si próprios, do seu mundo, e da História.
As religiões concretas representam estruturas sociais e continuidades da tradição, no contexto das quais os seus membros encontram modelos pré-estabelecidos tanto para as questões do sentido da vida e de soteriologia, como para as respostas aos anseios e esperanças, e em cujo interior podem desenvolver a sua actividade religiosa numa identidade total, parcial, ou mesmo conflituosa em fases de crise da religião.
A religião não pode ser definida pelo seu conteúdo; mas pode ser definida também em termos formais e com critérios comuns a todas as formas de religião.
Editado por (OBraga)