Quantidade

A quantidade depende da extensão do sujeito, é definida por quantificadores que indicam se o sujeito se refere a todos ou apenas a parte dos elementos.
O critério de quantidade permite classificar as proposições em universais e particulares.

Se a quantidade do sujeito é universal, a proposição é universal, uma vez que o predicado é afirmado ou negado (convém ou não convém) em relação a todos os elementos incluídos na classe do sujeito.
Exemplo:

Todos os mamíferos são animais.

Nenhum mamífero é uma máquina.

Se a quantidade do sujeito é particular, como é o caso de se afirmar ou negar o predicado apenas em relação a parte dos elementos que integram a classe do sujeito, a proposição é particular.

Exemplo:

Alguns animais são mamíferos.
Alguns animais não são mamíferos.

Proposições como "Luís de Camões escreveu os Lusíadas", "Maria é professora" ou "Joaquim não é médico", são designadas proposições singulares, por afirmarem ou negarem o predicado relativamente a um único indivíduo. Em termos lógicos consideram-se particulares, dado que o predicado é atribuído a uma parte de uma classe que, nestes casos, é constituída por um só elemento.

Editado por Alda Martins

Editado por (OBraga)

Quantidade

Do latim quantitas, “quantidade”.

Em sentido comum, a quantidade é uma grandeza mensurável.

Em lógica, a quantidade é a extensão de um juízo, de onde emanam três tipos de juízo possíveis: o juízo universal1, o juízo particular2 ou o juízo singular.3

Em filosofia, segundo Aristóteles, a quantidade é a categoria do discurso sobre o ser. A quantidade considera a realidade do ponto de vista da medida e do número, e não do ponto de vista da qualidade, que designa uma maneira de ser não mensurável.4

Segundo Kant, a quantidade é uma das categorias a priori do entendimento: aos três juízos segundo a quantidade5 correspondem três conceitos puros de entendimento: a unidade, a pluralidade e a totalidade.