Política

O termo Política deriva do Grego antigo politeía que designava todas as actividades relativas à Polis (Cidade-Estado), nome da qual derivou politiké(política em geral) e politikós (homens com direitos políticos).

Na Grécia do período clássico, as cidades eram Estados que dispunham de governo e leis próprias, independentes entre si.

Do ponto de vista filosófico, a política estuda as ideias políticas, os acontecimentos as instituições, referindo-se ao passado, ao presente e às possibilidades do futuro.

O objectivo da política é organizar a vida da comunidade, pressupondo o direito como instrumento privilegiado para estabelecer e fazer cumprir as leis. Por seu lado, o direito tem como base a moral das comunidades, depende daquilo que se considera que deve ser o comportamento correcto do ser humano, está, consequentemente,ligado à ética.

A política é exercida pelo Estado.

A reflexão sobre a origem e natureza do Estado e do poder político é um assunto que vem desde a Antiguidade Clássica com Aristóteles. Durante a Idade Média o pensamento político de Aristóteles foi retomado e reinterpretado por S. Tomás de Aquino, que defendeu um tipo de sociedade feudal, e que se manteve até à Idade Moderna.

A partir da Idade Moderna a nova maneira de pensar em termos políticos teve como representantes mais influentes T. Hobbes, J. Locke e Jean Jacques Rousseau. Só podemos compreender as ideias políticas de hoje se regressarmos a estes pensadores.

Com a teoria do contrato social, passou a entender-se que o Estado devia ter em conta os interesses de todos os cidadãos, defendendo direitos que lhes eram inerentes.

Neste contexto, surge na Idade Contemporânea a teoria da justiça como equidade, formulada por J. Rawls.

Robert Nozick é um crítico de J. Rawls, para este pensador, a teoria da justiça como equidade, ao justificar a redistribuição da riqueza produzida, é incompatível com a liberdade, dado que, implica tirar a uns para dar a outros. Se os ricos quiserem ajudar os pobres, será caridade ou filantropia e não justiça. O que é justo é cada um ter em função do valor do que produz.

(em actualização)

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License