Período Axial

Período Axial

Karl Jaspers fala-nos do “período axial” (ou Era Axial) que aconteceu entre os anos 800 e 400 a.C.. Numa janela de apenas 400 anos — que comparada com o tempo do homo sapiens na Terra que é de cerca de 100 mil anos é quase nada — aconteceram em vários pontos do mundo, desconhecidos entre si e sem contactos directos, coisas extraordinárias. Na China vivem Confúcio e Lao-Tsé, Mo-Ti, Tchuang-Tsé e outros. Na Índia, por volta do princípio do século VIII a.C. Surgem os Upanishades: é a época de Buda e desenvolvem-se todas as possibilidades filosóficas desde o cepticismo até ao materialismo, desde a sofistica até ao niilismo [como aconteceu, paralelamente, na China]. Na Pérsia surge Zaratustra. Em Israel surgem os profetas. Na Grécia surge Homero, e um um pouco mais tarde filósofos como Parménides, Heraclito, Sócrates, Platão, etc.

Essas doutrinas desses homens — que revelaram novos valores à humanidade — desenvolveram-se nesses séculos quase ao mesmo tempo na Grécia, na Índia e na China e no Oriente Médio, sem que uns tenham sabido nada dos outros. Se houve uma “chave” para essas descobertas de novos valores, essa “chave” é desconhecida pelo Homem e será sempre desconhecida, porque isso seria, de certa forma, uma maneira de prever o futuro — o que é uma impossibilidade objectiva.

No entanto, sendo que essa “chave” não está disponível ao Homem porque ele próprio é parte do devir histórico [a parte não consegue compreender o todo], a verdade é que esses novos valores se tornaram inteligíveis pelas sociedades de antanho por via da acção de indivíduos extraordinários. A “chave” está no indivíduo e não na sociedade como um todo — mas não em todos os indivíduos e nem sempre.

Portanto, não existe um critério epistemológico seguro. Nem existirá jamais, porque os homens fazem a história que os faz; a história faz os homens que a fazem; e os homens fazem a sua história sem a fazer.

Editado por (OBraga)