noção

Uma definição dá a noção de uma coisa.

Por exemplo, “o Homem é um animal bípede, racional, dotado de linguagem e de inteligência”. Ponto final. Ou seja, a definição de Homem dá a noção daquilo que ele é, mas também daquilo que ele não é por exclusão ideológica — se o homem é um animal bípede, logo não é quadrúpede ou coisa diversa.

A noção de liberdade, segundo S. Tomás de Aquino, que eu aceito como boa e salvo exista uma melhor, é a seguinte:

“A liberdade consiste na adequação do desejo ao intelecto por intermédio da vontade”, o que significa, consequentemente e de forma resumida, que “a liberdade consiste em querer aquilo que é racional”.

Esta é a definição de liberdade (a sua noção).

  • O conceito de liberdade é outra coisa.

Se formos pelo conceito de liberdade, podemos falar de tudo o que possa eventualmente dizer respeito à liberdade — desde a ideia de liberdade na antiguidade, até à ideia de liberdade segundo Nietzsche, ou até ao existencialismo materialista de Sartre, etc..

Se nos referirmos ao conceito de liberdade, podemos escrever uma obra de centenas de livros acerca do assunto. Podemos também falar da “liberdade política” (estatuto de direitos e deveres) dentro do conceito alargado de liberdade; podemos falar da “liberdade interior” dos estóicos, ou da liberdade exclusivamente exterior segundo Hannah Arendt; podemos falar na relação entre a liberdade e a lei; ou em “liberdades negativas” e “liberdades positivas”, etc., etc.. Mas tudo isso não é definição de liberdade.

Editado por (OBraga)

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License