neoliberalismo
  • O Neoliberalismo é uma ideologia que coloca a absolutização do subjectivismo ao serviço da economia política.

O Neoliberalismo é uma ideologia política que se caracteriza, grosso modo:

  1. defesa da eliminação de qualquer tipo de controlo de preços;
  2. desregulação do mercado de capitais;
  3. eliminação de barreiras comerciais entre todos os países do mundo (globalização);
  4. redução drástica da influência e/ou do controlo do Estado na economia (“Estado mínimo”).

O neoliberalismo difere do liberalismo clássico da escola escocesa a que pertenceu Adam Smith, assim como difere do liberalismo da escola austríaca a que pertenceu Von Mises, e difere também da escola alemã de Friburgo. O Neoliberalismo, entendido no sentido actual, é muito mais radical na sua doutrina e pretende a substituição do poder político dos estados — embora contando com o apoio financeiro dos estados — pelo poder da plutocracia.


Na acepção actual do termo, o neoliberalismo é uma ideologia política que defende claramente o primado absoluto da economia sobre a política, o que significa a defesa de um Estado minimalista e incapaz de cumprir as suas funções de soberania — funções essas que são em grande parte transferidas para o sector privado sujeito à plutocracia internacional e globalista.

Um neoliberal não é, de todo, um conservador, e nem tão pouco é um liberal clássico como os dos séculos XVIII, XIX e primeira metade do século XX. Não é possível identificar o neoliberalismo actual com a escola austríaca de economia de von Mises et Al: qualquer comparação ou identificação é absurda.

Editado por (OBraga)

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License