Mito
- Do grego “muthos”, narrativa, lenda.
Em sentido comum, um mito é uma crença imaginária, até mesmo enganosa, baseada na credulidade daqueles que a aceitam. Neste caso é sinónimo de fábula ou de conto.
Em sociologia, o mito é a representação colectiva estereotipada ou preconceito social predominante.
Em etnologia e na religião, o mito é uma narrativa extraordinária relatando aventuras dos deuses, semideuses ou heróis, passadas fora do tempo da História (por exemplo, os mitos da formação do mundo).
Em filosofia, o mito é uma narrativa didáctica que exprime uma concepção ou uma ideia abstracta (por exemplo, o mito de Prometeu, na obra de Platão, é sobre a origem da civilização e sobre a condição humana). Neste caso, mito pode ser sinónimo de metáfora.
Por outras palavras: o mito é uma formação noológica, quer seja principalmente imaginária e simbólica, quer seja principalmente ideológico-abstracta, que, embora podendo ser uma construção do espírito, adquire valor de realidade e/ou verdade.
A definição de "mito" comporta várias componentes e o mito pode tomar diversas formas, desde o relato fabuloso, à ideia-força da ideologia política. Ademais, o mito não pode entrar pura e simplesmente na alternativa verdadeiro / falso. Apesar de imaginário ou ideal, o mito não pode ser reduzido à ilusão, ao erro, à mentira.
Editado por (OBraga)