materialismo

Materialismo

Nome genérico de diversas doutrinas que não admitem outra realidade além da matéria, sendo o pensamento uma modalidade ou uma qualidade da matéria.

O materialismo antigo compõe-se basicamente em duas doutrinas diferentes: por um lado, Demócrito, que não se preocupou em se justificar do ponto de vista metafísico; e, por outro lado, o hilozoísmo dos estóicos que se aproxima muito do materialismo propriamente dito. Porém, talvez apenas e só Epicuro tenha sido materialista propriamente dito.

No Renascimento, alguns pensadores independentes defenderam um materialismo “prudente”, para não serem acusados de ateísmo. O materialismo do século XVIII transformou-se muitas vezes em panteísmo (por exemplo, Diderot, ou D'Holbach ou La Mettrie, verdadeiros sucessores de Hobbes). Este materialismo foi classificado de “mecanicista”, porque não admitia, de princípio, senão mudanças quantitativas na matéria – em oposição à definição que Lenine deu ao materialismo dialéctico, e imitando Engels que definiu o materialismo histórico: o materialismo dialéctico torna-se, desde então, sinónimo de marxismo.

Editado por (OBraga)

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License