Grupo dos Trezentos

"Grupo dos Trezentos", de Fernando Pessoa


«Num acervo de textos não-datado e inédito, os Trezentos, o poeta disserta acerca da preparação iminente de uma terrível conspiração oculta contra a civilização, por forças obscuras infiltradas em determinados movimentos espirituais, concretamente a Maçonaria e a comunidade judaica:

"Tem-se suposto que esta força (Judaísmo) que opera através da Maçonaria e se manifesta sempre judia, é consubstanciada com o povo de Israel. É um erro e é fácil de ver onde está o erro. O povo (de) Israel, como qualquer outro povo, pode colaborar na civilização europeia, porém há que organizar-se aristocraticamente, como essa civilização. Ora o que há presentemente adentro dos judeus, em todo o mundo, é o predomínio do baixo sobre o alto judaísmo. O materialismo ateu da época moderna tomou o íntimo da alma do baixo judeu, porque, de todas as populações da Europa, era essa gente a mais naturalmente propícia a aceitar como teoria o ateísmo irracionalista, que é o que distingue a nossa época".

Há que, no entanto, alertar o público para o facto de que este "judaísmo" a que Fernando Pessoa se refere de forma acusatória não é em si a religião organizada do povo hebreu – pressupondo-se assim, erroneamente, uma atitude racista anti-semita por parte do poeta (a qual, como já vimos e voltaremos a constatar, nunca existiu), mas sim algo bastante distinto, acerca do qual o próprio nos adverte em significativas palavras:

"Não é do judaísmo, em conjunto, que os 300 se servem: servem-se tão somente do baixo judaísmo, do mesmo modo como se servem da decadência europeia; e se se servem mais fortemente do baixo judaísmo que dos degenerados da Europa, é que o judaísmo é uma organização universal, e a decadência da Europa é um conjunto amorfo de pessoas. Assim como o judaísmo se infiltrou na Maçonaria, para poder por ela operar na sombra, assim os 300 se servem do judaísmo, para poder por ele, e por o que ele move, operar na treva".»

(in Jorge de Matos, O Pensamento Maçónico de Fernando Pessoa)


Editado por (OBraga)

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License