fonte primária

Fonte primária é um termo utilizado em várias disciplinas. Em historiografia, uma fonte primária (também chamada de fonte original) é um documento, gravação ou outra fonte de informação, como um documento escrito ou uma figura por exemplo, criado no tempo em que se estuda, por uma fonte-autoridade, geralmente uma com conhecimento pessoal directo dos eventos descritos. Serve como fonte original da informação sobre o tópico. Fontes primárias são distintas de fontes secundárias, que frequentemente citam, comentam sobre, ou constroem conclusões baseadas em fontes primárias.

(…)

Uma fonte primária pode ser uma fonte em primeira mão sobre o passado, como um diário ou um artefacto. Fontes primárias são descritas como fontes mais próximas à origem da informação ou ideia em estudo.

Fontes primárias proporcionam aos pesquisadores "informação directa, sem mediação sobre o objecto em estudo." Podem conter pesquisa inédita ou informações não publicadas em nenhum outro lugar. Servem como fonte original da informação ou de novas ideias sobre o tópico.

(…)

São exemplos comuns de fontes primárias:

  • correspondências e diários
  • assentos de registos públicos ou privados (civis, imobiliários, censitários, financeiros etc.)
  • periódicos
  • textos literários e narrativos

Fonte: wikipédia


Editado por (OBraga)

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License