Dimensão social da religião

A dimensão social da religião traduz-se em práticas religiosas como, baptizados,profissões de fé, crismas, casamentos, missas, procissões, etc., peregrinações a lugares santos de várias religiões, por exemplo, peregrinações a Fátima, Lourdes, Santiago de Compostela (Cristãos), Meca e Medina (Muçulmanos), Jerusalém ( Cristãos, Muçulmanos e Judeus), banhos no rio Ganges (Hindus) e orações no Muro das lamentações (Judeus).

Todas as práticas religiosas (cultos e ritos) têm como base os textos sagrados que indicam as regras e princípios para nos relacionarmos uns com os outros.

Exemplo:

Lei Cristã

« Mestre, qual é o grande mandamento da lei?» Jesus respondeu: « Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a alma e todo o entendimento. Esse é o grande e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: Amarás o teu próximo como a ti mesmo». (Mateus, 22, 36-40, Bíblia); «Dou-vos um mandamento que vos ameis uns aos outros como eu vos amei.» (João, 13-34, Bíblia); « Isto vos ordeno: amai-vos uns aos outros.» (João 15, 17, Bíblia).

As práticas religiosas contribuem para a descoberta do sentido da existência.

editado por Alda Martins —- para desambiguação clique em debater no menu em rodapé