Consciência

Termo que se usa para designar o conhecimento directo que cada um tem das suas próprias experiências e a capacidade de perceber a relação entre si e o meio.

Editado por Alda Martins


Aditamento por (OBraga)

Consciência

  • A consciência é uma experiência originária — comprovável a nível intersubjectivo — que antecede a experiência objectiva, tanto em termos lógicos como também em termos existenciais.

O termo consciência pode ter as seguintes conotações : metafísica, quântica, moral, e psicológica. Portanto, trata-se de um termo dúctil e adaptável a diversos tipos de discurso. No entanto, qualquer concepção de consciência está invariavelmente ligada à metafísica.

  • A consciência moral designa a consciência psicológica individual enquanto esta se aplica na resolução dos problemas morais, ou na emissão de juízos relativos à moral.
  • A consciência psicológica é a totalidade — percebida globalmente como tal, ou identificada a partir de um dos seus componentes — constituída pelos estados psíquicos abarcados intuitivamente pelo sujeito como referidos a si próprios ou ao próprio sujeito. O conceito de consciência psicológica tem vindo a mudar desde Descartes (dualismo cristão) até ao epifenomenalismo darwinista actual.
  • Não existe hoje nenhuma teoria susceptível de relacionar o conjunto abstracto dos “estados de consciência”, com uma definição do sujeito consciente, que possa compreender-se simultaneamente como “informado” por estes estados e como ultrapassando-as, sem que seja necessário recorrer ao conceito de ego transcendental.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License