Comunidade

O termo comunidade deriva do Latim communitas que significa aquilo que é comum.
Podemos dizer que uma comunidade é um conjunto de pessoas que partilha elementos em comum.

Por exemplo:

Devido ao desenvolvimento das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), formaram-se comunidades virtuais,a saber, blogues, fóruns, redes sociais, …

Editado por Alda Martins

Comunidade Política

Editado por (OBraga)

Os indivíduos pertencentes a uma comunidade partilham interesses comuns e um certo número de valores ou tradições (por exemplo, a "comunidade nacional").

  • Segundo Aristóteles, a comunidade política é um facto da natureza: "o Homem é um animal político", e é na partilha e na complementaridade que se realiza plenamente.
  • Hobbes alterou esta concepção de comunidade política. Para este, a comunidade política é um facto da cultura, e não da natureza, e por isso resulta de um contrato social.

Estas duas concepções de “comunidade política” foram sintetizadas por Ferdinand Tönnies que fez a distinção entre comunidade1, por um lado, e sociedade2, por outro lado.

A primeira é uma forma natural e orgânica da vida social (conforme o conceito de Aristóteles), na qual o indivíduo é inserido desde o seu nascimento e que se baseia essencialmente no sentimento e nos afectos.

A segunda é a forma artificial e mecânica de associação na qual o indivíduo entra voluntariamente e da qual retira algum benefício (conforme Hobbes, Locke e Rousseau), e em que existe quase só um cálculo de interesses que une os indivíduos (utilitarismo).